Co-financiamento
Co-financiamento
Co-financiado por:
Designação do Projeto: BEST: BiossEnSores mulTifuncionais a integrar na prática clínica e capacitação da pessoa com diabetes
Código do Projeto: ALT20-03-0247-FEDER-113469 | LISBOA-01-0247-FEDER-113469
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Região de Intervenção: NUTS II – Alentejo e Área Metropolitana de Lisboa
Entidades Beneficiárias:
-
Decsis II Ibéria, Lda (líder)
-
Universidade Nova de Lisboa
-
Universidade de Évora
-
Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal
Data da aprovação: 11 de junho de 2021
Data de Início: 1 de julho de 2021
Data de Conclusão: 30 de junho de 2023
Custo Total Elegível: 1.081.288,06 €
Apoio Financeiro da União Europeia - FEDER: 685.448,71€
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A diabetes mellitus representa um conjunto de doenças de etiologia multifactorial que requerem cuidados de saúde extensivos que vão além do estrito controlo da glicémica. A prevalência da diabetes tem tido um crescimento exponencial especialmente devido à diabetes tipo 2, representando uma ameaça à sustentabilidade dos sistemas de saúde e ao desenvolvimento económico global com custos pessoais, e sociais associados ao tratamento da doença e das suas complicações. O projeto BEST pretende desenvolver uma plataforma integrada de diagnóstico e monitorização capaz de detetar e quantificar simultaneamente a glucose, a insulina e o peptídeo-C de uma forma simples e rápida sem recurso a técnicas complexas de diagnóstico, para a caracterização de fenótipos de diabetes em tempo real.
Os dados recolhidos pelos sensores serão utilizados para reportar aos respetivos utentes, através de uma App em tempo real, informações relevantes sobre a sua condição no que respeita aos parâmetros medidos e respetivos indicadores de controlo. A mesma App será utilizada para fornecer informação histórica e estatística sobre a evolução das alterações dos perfis metabólicos dos mesmos ao longo do tempo, fornecendo indicações que poderão contribuir para uma maior literacia, capacitação das pessoas com diabetes, alterações de hábitos alimentares e atividade física e ajustes terapêuticos com vista à melhoria da sua saúde. Os resultados obtidos através do projeto BEST são de extrema importância, pois irão permitir o desenvolvimento de estratégias para a deteção simultânea, em tempo real, daqueles biomarcadores.
Sendo cientificamente uma novidade, a determinação conjunta destes biomarcadores abre portas à análise da relação entre estes, de forma a avaliar a eficácia do tratamento e correspondente diagnóstico e a otimizar o tratamento em tempo útil, evitando assim as graves complicações de saúde associadas à diabetes.